PROJETO FAZENDO SABÃO - 1ª EDIÇÃO
Mesmo com recursos mínimos os alunos adoraram a atividade. A pesquisa foi realizada pelos alunos com seus vizinhos e parentes.
OFICINA DE SABÃO ECOLÓGICO CASEIRO
(Profª Kátia Fernandes)
Esta oficina tem como objetivo, conscientizar os alunos sobre a problemática do despejo irregular de óleo de cozinha usado, trazendo ao conhecimento deles, uma maneira útil e inteligente de reutilizá-lo! E ainda econômica, pois fazendo sabão em casa, quase sem custo e de boa qualidade, seu bolso e o meio ambiente agradecem!!!
Esta oficina deve ser feita sob a supervisão de um adulto responsável, pois utiliza reagente corrosivo, a soda cáustica!!!
SABÃO FEITO COM ÓLEO DE COZINHA
Uma forma de diminuir o efeito estufa e a contaminação das águas.
A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. O professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre D'Avignon, explica que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Segundo ele, o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo pia acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto.
Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. "Você acaba tendo a decomposição e a geração de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias".
Além disso, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. E ele também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes.
Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. D'Avignon defende que quanto mais o cidadão evitar o descarte do óleo no lixo comum, mais estará contribuindo para preservar o meio ambiente.
Ele é um sabão biodegradável, que se decompõe por bactérias depois de usado. É ecológico porque evita que o óleo chegue aos rios e cause degradação da água e impermeabilização do solo.
A RECEITINHA:
INGREDIENTES:
1. 4 litros de óleo comestível usado
2. 2 litros de água
3. 1/2 copo de amaciante, essência aromatizante, ou desinfetante (facultativo)
4. 700 g de soda cáustica (Na OH) (350 ml para cada litro de óleo);
INSTRUÇÕES:
1. Peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas e reserve em um balde;
2. Dissolver a soda cáustica em 2 litros de água quente até dissolver bem as escamas;
3. Adicionar lentamente a soda cáustica dissolvida ao óleo;
4. Adicionar o amaciante ou outra essência para dar cheiro ao sabão;
5. Mexer lentamente por 20 minutos;
6. Despejar em formas, ou em uma caixa de papelão forrada com plástico ou pano;
7. Deixe descansar por um dia;
8. Desenformar no dia seguinte e cortar em barras.
9. Após uma semana o sabão está pronto para ser usado.
OBSERVAÇÃO:
Use luvas e máscara, pois a soda cáustica é altamente corrosiva e pode causar queimaduras. Faça sempre com o auxílio de um adulto.
Fonte: pt.wikibooks.org
SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
INGREDIENTES:
· 2 litros de água
· 1 sabão caseiro ralado
· 1 colher de Óleo de Rícino
· 1 colher de Açúcar.
0 comentários:
Comente!
O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.
Obrigada pela visita e volte sempre.