♥Queridos Alunos♥
VOCÊS SABEM O QUE SÃO CATÁSTROFES NATURAIS?
Podemos dizer que o perigo corresponde a todas as ameaças a que o Homem e o ambiente estão sujeitos, a catástrofe é a ocorrência do perigo.
A ação do Homem pode aumentar ou diminuir os riscos naturais. Por exemplo, se não mantivermos limpas as florestas o risco de incêndio é maior e caso ocorra à catástrofe ela poderá atingir maiores proporções.
As catástrofes ou desastres naturais são fenômenos resultantes da fúria da natureza, catástrofes que ocorrem por causa de um efeito físico do planeta, causando danos diretos às pessoas e à propriedade, e deixando um grande número de vítimas. Hoje, muitos desastres naturais têm sido associados às mudanças climáticas.
No Brasil, é a Defesa Civil quem classifica os desastres naturais. Entre os desastres naturais mais comuns estão:
tempestades severas de chuva e vento, tempestades de neve, inundações causadas por rios, escorregamentos de encostas, vulcões, terremotos, tsunamis, queimadas, entre outros.
DIFERENÇA ENTRE RISCO E CATÁSTROFE
É necessário não confundir um risco com uma catástrofe.
O risco é a probabilidade de uma catástrofe ocorrer. Este risco resulta da conjugação da probabilidade do fenómeno se verificar e da vulnerabilidade das pessoas, dos seus bens, dos equipamentos e das infra-estruturas da região afetada.
Para que um acontecimento possa ser considerado uma catástrofe é necessário que o mesmo tenha uma certa amplitude (consequências devastadoras), um carácter súbito e que seja um fenómeno excepcional, ou seja, que não ocorra com frequência.
Todos os dias os telejornais abrem com notícias de catástrofes que provocaram várias vítimas ou causaram prejuízos avultados.
Normalmente por ano ocorrem:
--> 12 milhões de tremores de terra, sendo que cerca de 100 tem efeitos devastadores para as sociedades;
--> 100 mil tempestades;
--> 10 mil inundações;
--> centenas de deslizamentos de terras e tornados;
--> e alguns furacões, fogos florestais, erupções vulcânicas
CLIQUE NA IMAGEM PARA INICIAR O JOGO. DIVIRTA-SE!
0 comentários:
Comente!
O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.
Obrigada pela visita e volte sempre.