quarta-feira, 13 de junho de 2012

SIMPATIAS E CRENDICES JUNINAS

 

VIVA SANTO ANTONIO!!! VIVA SÃO PEDRO!!! VIVA SÃO JÃO!!!

♥ Querid@s alun@s ♥
Hoje é um dia especial, principalmente para os apaixonados. Hoje é véspera de Santo Antonio, e aqui no Brasil comemora-se o Dia dos Namorados.

Nesta época de Festas Juninas, o folclore brasileiro, rico como ele é, não foge a tradição, e está cheio de simpatias e lendas que cercam esse período. As simpatias do "tempo da vovó", são as mais usadas até hoje, e não devem ser esquecidas, pois fazem parte do imaginário coletivo.
 

Mas afinal o que é "simpatia?




"Simpatia é a maneira ritual de forçar poderes ocultos a satisfazerem a nossa vontade. Realiza-se a simpatia com um conjunto de atos e palavras preestabelecias, realizadas por qualquer pessoa não especializada que a repete sem lhe acrescentar nada, a não ser nomes dos pacientes. O ritual é proveito, preventivo e curativo. De certo modo, trata-se da arte de produzir fatos que extrapolam as leis naturais. Com a magia simpática, pretende-se ter ação sobre pessoa ou objetos distantes, por meio de uma parte, por exemplo, peças de roupa, sinal dos dentes no pão, e outros."





E você acredita em simpatia? Já fez alguma simpatia?

Eis algumas simpatias

Segundo as crendices, o carvão que sobra depois que a fogueira apaga adquire poderes sobrenaturais, pois são considerados bentos.

  • Com ele, pode-se cobrir os ovos das aves para que a ninhada seja forte e saudável.
     
  • Andar com um pedaço de carvão da fogueira no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo.
     
  • Jogar na fogueira um galho de alecrim, arruda ou uma trança de alho espanta o mau-olhado.
     
  • Quem possuir um carvão da fogueira viverá até o próximo São João.   

 Santo Antonio (12 de junho)

Com quem irei casar? 

  • Coloque fitinhas de cetim branca embaixo do "bolo de noiva" e as solteiras deverão puxá-las. Quem retirar um terço ficará no 'caritó', isto é, não casará; quem puxar uma aliança ou um escapulário de Santo Antônio será a próxima a casar.
  • Na noite do dia doze de junho, escreva os nomes dos seus preferidos, ou  apenas as letras do alfabeto, enrole os papeizinhos e mergulhe-os numa bacia com água. O nome ou letra que amanhecer aberto será o do seu futuro esposo. Essa eu fiz e deu certo.
  • Para descobrir o nome do futuro marido ou esposa, à noite, corte pequenos pedaços de papel e, em cada um deles, escreva as letras do alfabeto. Na madrugada do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, coloque-os dentro de uma bacia cheia de água. No dia seguinte, confira qual letra abriu durante a noite. A letra correspondente é a inicial do futuro marido ou esposa.
  • Também na noite do dia doze de junho , amarrar uma fita branca e outra vermelha no pescoço de santo Antônio. Os nós devem ser bem apertados para castigar o mesmo, pois dessa forma ele age mais rápido, fazendo com que seu pretendente apareça logo. Quando isso acontecer, o santo deverá receber orações, a fim de recompensá-lo pelo castigo e pelo desejo realizado. 
  • Pegue a imagem do santo e coloque-a de cabeça para baixo dentro de um copo com água ou pinga. Prometa deixar o santinho nesta posição até encontrar o seu amor. Com medo de ficar ali mergulhado na água ou ficar de ressaca, diz a cultura popular que Santo Antônio atende o pedido rapidinho. 

  • Para conseguir um namorado com a ajuda do santo casamenteiro, pegue uma fita vermelha e amarre na imagem de Santo Antônio. Dê um nó e faça o seu pedido. Depois, faça uma oração e coloque o santo de cabeça para baixo. Pendure-o nesta posição e só desvire depois que conseguir conquistar o seu amor. 
  • Para sempre ter fartura em casa, no dia 13 de junho, participe da missa e receba o tradicional “pãozinho de Santo Antônio”. O pão abençoado deve ser deixado junto com os outros mantimentos da casa – dentro da lata do arroz, do feijão, da farinha... Assim, esses alimentos nunca vão faltar.



São João (24 de junho)
  •  À meia noite do dia 24 de junho, coloque uma bacia com água no seu quintal. Na manhã seguinte, ao levantar-se, olhe na água da bacia. Se você ver seu rosto é sinal que viverá até o próximo São João.   
  • Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
  • Na noite de São João (exatamente à meia-noite), ou seja, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) na bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a). Outra variante dessa simpatia diz que o nome do(a) futuro(a) marido/mulher aparecerá escrito no caule da bananeira. Alguns preferem ver o nome escrito no tronco da bananeira. Ainda há outra variante, mais rápida: enfia-se a faca na bananeira e, ao retirá-la, você ouvirá o nome do(a) futuro(a) companheiro(a). Segunda a tradição, você deve sair do lugar onde está a bananeira sem  olhar para trás, caso você olhe, dizem que a bananeira grita de dor.  
  • Para ter proteção e felicidade no dia 24 de junho, à noite, misture cravo, alecrim, manjericão e água, durante o banho, despeje o líquido no corpo e peça proteção e alegria para São João, santo homenageado nesse dia.
Essa simpatia eu aprendi com meu avó Zé Luis. Mas pra fazer tem que ter muita coragem. E isso meu vô tinha de sobra.
  • Segundo meu vô, na véspera de São João, pouco antes da meia noite você deve colocar uma bacia com água no quintal. À meia noite em ponto você deve olhar na água da bacia. Se você ver seu rosto refletido na água, você verá o próximo São João. Se não ver....


São Pedro (30 de junho)

  • À meia noite do dia de São Pedro, enfie uma aliança num fio de cabelo sobre um copo com água. Reze a Salve Rainha até o “Mostrai-nos”, contando quantas vezes a aliança bate no copo. O número de batidas significa o número de anos que faltam para o seu casamento.
  •  Na véspera de São Pedro (meia noite) pegue um molho de chaves diferentes, Vende seus olhos e tente abrir a porta de entrada da sua casa. O número de tentativas para acertar a chave que irá abrir a porta, é o número de anos que faltam para o seu casamento.
  • Passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se na manhã seguinte ele ainda estiver verde, é sinal de casamento com pessoa jovem. Se estiver murcho, com pessoa mais velha.

  •  Para ter proteção em casa, na véspera do dia de São Pedro (29 de junho), coloque a chave da sua casa em um copo com água e peça a proteção do santo com a seguinte frase: “São Pedro, apóstolo e guardião, envolva toda a minha casa em sua proteção”. No outro dia, despeje a água do copo no vaso com a espada de São Jorge e repita o pedido. 
  • Pra saber quantos anos falta pra você casar, antes da meia noite do dia de São Pedro, pegue um maço de chaves e tente abrir a porta da frente de sua casa, o número de vezes que você demorar até abrir a porta é o número de anos que falta pra você casar.


 


VEJA MAIS SOBRE FESTA JUNINA
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO




Boas Festas Juninas para todos!!!

0 comentários:

Comente!

O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.


Obrigada pela visita e volte sempre.

 
Patativa Posts | por Templates e Acess�rios ©2010
Posts Relacionados